O Sonho

Na minha opinião o sonho é muito importante, pois o sonho comanda a vida. Não há ninguém no mundo que não tenha um sonho ou por realizar ou já realizado.
Sonhar é uma sensação maravilhosa, pois a sonhar podemos realizar tudo aquilo que ambicionamos para a nossa vida.
Sonhando podemos ir a todo o lado, viajar pelo mundo fora, conhecer novas pessoas, novas culturas. Sonhar..., sonhar,... sonhar até ao infinitito.
Eu não tenho um sonho definido, sonho com tudo um pouco, pois sonhar é isso mesmo, andar ao sabor da imaginação. É claro que podem existir barreiras e obstáculos á realização dos nossos sonhos, mas temos de ser fortes e nunca cruzar os braços.

Letícia Santos, Nº 6, 8ºB

------------------------------------------------------------------------

Toda a humanidade devia sonhar, porque são os sonhos que dão rumo à nossa vida.
Eu tenho três sonhos importantes. Os meus sonhos são tirar o curso de medicina na Universidade de Coimbra, representar Portugal nos jogos Olímpicos de equitação e fazer uma grande viagem à volta do mundo. Às vezes há obstáculos mas temos que contorna-los como contornamos uma pedra quando ela se nos depara no caminho para a escola. Se não realizamos os nossos sonhos ficamos com uma sensação de frustração. Se os realizarmos sentimo-nos mais felizes e realizados.
Em, conclusão, o sonho é fundamental à vida, sem sonho andamos ao sabor do vento, sem destino.

Patrícia Domingos, Nº10, 8º B

--------------------------------------------------------------------------


Porto, 27 de Janeiro de 2011

Queridos pais!
Depois de várias aventuras e viagens, conheço a arte de navegar.
Como sabem, esta foi a rota que tracei para a minha vida.
Da mesma maneira que ao comandarmos um navio estamos sujeitos a uma série de condicionamentos que, por vezes, nos fazem alterar o rumo e atrasar a viagem, também assim foi a minha vida.
Cheguei ao meu destino, finalmente, apesar de contratempos e intempéries. Naveguei em mares calmos e agitados, mas não perdi o rumo da minha vida.
Ao vir para aqui, senti-me perdido pois tudo era desconhecido, mas Hoyle acolheu-me, tratando-me como um filho adoptivo, dando-me tudo o que preciso, paz, amor e carinho. Hoyle acolheu-me e amparou-me, é como um segundo pai para mim, é um homem a quem eu guardo muito respeito e carinho. É um armador Inglês, que vive há 30 anos na cidade, sem nunca se ter habituado a qualquer costume.
A “nossa” casa fica no Porto, uma cidade lindíssima.
Sou agora um capitão respeitado.
O que vos peço, enternecidamente, é que me saibam compreender para, depois me poderem perdoar.
O sonho comanda a vida, foi este o lema de todas as minhas escolhas e também das minhas viagens. Para que o meu navio chague a bom porto e para que eu possa ancorá-lo com segurança falta-me apenas obter o vosso perdão. E eu sei que é possível.

Até Breve

Maria Rita, Nº7, 8ºB