Educação Tecnológica

Capuchinhas de Montemuro


Um grupo de mulheres criaram em 1987 a “Cooperativa Capuchinhas do Montemuro CRL ” dedica-se a manter vivo a arte tradicional de tecer no tear o linho e o burel. São cinco mulheres que trabalham diariamente, responsáveis por criar peças de roupa original, elegante, sofisticada e acima de tudo, únicas com uma identidade característica do meio que as envolve.
Torna-se assim um ponto de passagem obrigatório para o turista mais atento que visita a Serra do Montemuro, que não resistirá, e ira comprar alguma peça forjadas pelas mãos delicadas das mulheres, que batem o tear diariamente. O Vestuário é desenhado exclusivamente para as Capuchinhas pela estilista Paula Caria apresentando todos os anos uma colecção. Criam peças contemporâneas de linho, lã e  burel, conhecidas por todo o País. Peças estas que recuperam os antigos materiais  e inovam em novas formas e feitios criando valor acrescentado.
Ester, Henriqueta, Isabel e Engrácia são os nomes das mulheres que se dedicam , desde 1987. O projecto começou em 1985 quando duas delas frequentaram um curso de corte e costura no Instituto de Assuntos Culturais. Começaram logo a criar vestuários com lã e linho num velho tear manual, que estava perdido numa das casas vazias de Campo Benfeito, a Autarquia de Castro Daire cedeu a escola e assim conseguiram um centro onde criar as peças.
 Elas produzem por volta de 100 peças por mês, entre elas camisolas, vestidos, chinelos, entre muito mais. Já venderam dois vestidos de noiva para Lisboa e Aveiro.
.Elas receberam o Prémio Internacional de “Criatividade para Mulheres em Meio Rural”, prémio atribuído desde 1996. São assim reconhecidas como um ícon em Montemuro.