Língua Portuguesa

FICHAS DE LEITURA
 
Obra: Noites No Sótão
Breve Resumo: Dinis é um jovem atraente que confirma a regra segundo a qual é fácil ser-se bonito, ter-se um porte atlético quando se tem dezoito anos.
Todavia, estas personagens que vamos descobrindo ao longo do livro são também uma ilha num mundo pouco solidário e frequentemente violento. Filho de pai alcoólico, foi no sótão da sua casa que desprendeu as âncoras da dor e aprendeu que a solidão é a pátria dos fortes…
O excerto que mais gostei: ”-Tudo bem, puto. Tchau. E não faças ondas aí em casa hã?”
Recomendo a obra: Eu recomendo a obra porque é um livro que vai captando cada vez mais a nossa atenção ao longo do livro.


------------------------------------------------------------------------------------------------


Autor: Robert Muchamore
Titulo: O Recruta
Editora: Porto Editora


Breve resumo: Este livro conta a história de um rapaz chamado James que vivia com a mãe e a irmã Lauren.
Um dia James vai á sala e vê que a mãe estava morta. James vai parar a uma casa de acolhimento e a irmã fica com o padrasto, na casa de acolhimento James é recrutado para uma agência de agentes secretos menores de dezassete anos chamada CHERUB. Lá James é treinado para sobreviver a uma difícil recruta de cem dias. Durante a recruta James conhece uma rapariga chamada Kerry com quem vai namorar.
James passa a recruta e é enviado para uma missão num acampamento de hippies relacionada com um grupo terrorista chamado Ajudem a Terra. Nessa missão James tem de se envolver com certas famílias e investiga-las. No final James completa a missão com sucesso e volta ao campus onde recebe uma t-shirt azul escura que revela o seu desempenho nas missões. Mais tarde a sua irmã também e recrutada e passa na recruta.


Transcrição de um enxerto da obra: “Os agentes da CHERUB têm todos menos de dezassete anos. Parecem jovens perfeitamente normais mas não são. Eles são profissionais treinados, enviados para missões espionagem contra terroristas e traficantes de droga temidos internacionalmente.


Justificação da minha escolha: Porque é espectacular que jovens consigam fazer o trabalho de alguns adultos.
Recomendo a leitura desta obra porque e contagiante e a medida que se vai lendo vai-se querer ler mais e mais até acabar o livro.

Trabalho realizado por:Tiago Homem, Nº14



------------------------------------------------------------------------------------------------

Autor: P.C. Cast + Kristen Cast
Editora: Saída de Emergência
Título: Traída

Resumo: Depois de Zoey ir para a Casa da Noite, encontrou amor e amizade, mas também mentira e inveja. Neste livro Zoey descobre outra raça de vampiros, os vampiros de Marca Vermelha. Como líder das Filhas das Trevas vai ter que fazer vários rituais, e no primeiro descobre que os poderes que a Deusa lhe deu são especiais. Passado algum tempo a sua melhor amiga Stevie Rae morre e transforma-se num dos vampiros da Marca Vermelha. Há vários rapazes a desaparecer e, um deles é o seu ex-namorado. Zoey vai buscar o namorado e descobre que a sua orientadora, Nerefet não é o que parece. Nerefet lança-lhes um poder para eles não se lembrarem de nada, mas Zoey, com a ajuda dos elementos recupera a memória e declara “guerra” a Nerefet. 


Justificação da minha escolha: porque adoro livros sobre vampiros.


Trabalho realizado por: Patrícia Correia, nº10, 8ºB

------------------------------------------------------------------------------------------------

Titulo – Código da Vinci
Autor – Dan Brown
Editora – Bertrand Editora
Breve Resumo – Robert Langdon, conceituado simbologista, está em Paris para fazer uma palestra quando recebe uma noticia inesperada: o velho curador do Louvre foi encontrado morto no museu, e há um código indecifrável encontrado junto do cadáver. Na tentativa de decifrar o estranho código, Langdon e uma dotada criptologista francesa, Sophie Neveu, descobrem, estupefactos, uma série de pistas inscritas nas obras de Leonardo da Vinci, que o pintor engenhosamente disfarçou. Tudo se complica, quando Langdon descobre uma surpreendente ligação: o falecido curador estava envolvido com o Priorado de Sião, uma sociedade secreta a que tinham pertencido Sir Isaac Newton, Botticelli, Victor Hugo e Da Vinci, entre outros.
Transcrição de um excerto da obra – “Sophie inclinou-se para a frente, e voltou a beijá-lo desta vez nos lábios. Os corpos de amos juntaram-se, primeiro ao de leve, depois completamente. Quando ela se afastou, os seus olhos estavam cheios de promessas.
- Certo – conseguiu Langdon dizer. – Está combinado.”
Notificação da minha escolha – Um primo meu recomendou-me o livro, e como eu já tinha ouvido falar dele anteriormente, decidi experimentar. Também nunca tinha visto o filme, o que me cativou ainda mais a ler primeiro o livro, e depois ver o filme.
Recomendo a leitura desta obra porque … É realmente interessante, e recomendo especialmente para pessoas que gostem de aprender, enquanto lêem um livro, pois este tem várias simbologias explicadas, e várias coisas que não são o que realmente pensa que são.
Trabalho realizado por:
Marli Neves
Nº9
------------------------------------------------------------------------------------------------


Obra: Estrela à chuva    

Autora: Maria Teresa Maia Gonzalez
Breve resumo: Há duas vidas (ou antes duas da adolescência) que abarcam este livro, a par de outras que se cruzam empurrando o quotidiano para um sonho ou uma quimera, consoante as aspirações de Estela, a rapariga que queria tornar-se estrela de rock, ou Gisela, a jovem angolana que se tornou adulta pela força das circunstâncias.
Estela está obcecada pelo êxito, sonha com os aplausos, as luzes da ribalta, o caleidoscópio da fama. A sua doentia obstinação leva-a a subjugara mãe, a ignorar os colegas, a enxotar os amores quando lhe acenam nos intervalos das aulas.
Gisela, pelo contrário, não encontra no horizonte de dificuldades que é o seu, o espaço por onde se evadem os sonhos. De volta a casa, adormece os irmãos mais novos com histórias de príncipes, sapos e princesas, movida por uma força interior que a todos surpreende e acaba por sobrar para os colegas do décimo ano.
Dois mundos que a escritora conhece bem como ninguém, duas realidades aqui narradas pela autora de tantos outros títulos que nos ficaram na memoria.
Neste livro, há paginas que nos suspendem a respiração e nos agitam os sentimentos. A indiferença não tem lugar nele.
O excerto que eu mais gostei:”-Tu exiges demasiado de ti própria e, se calhar, da vida, Estela. Digo isto só porque gostava de te ver mais feliz... Acho que o melhor que te podia acontecer era esqueceres-te dessa cena dos concursos, televisões, enfim, desse mundo que até poderia vir a ser para ti, um dia, mas, para já, há outras coisas interessantes que podias fazer.-“
A minha justificação para este exerto: eu gostei deste exerto porque é uma das prova que isto não e só nos livros nem nos filmes também pode acontecer na vida real, pode-me acontecer a minha como a qualquer outra pessoa.
Eu recomendo esta obra porque: retrata a vida de estudantes da nossa idade a leitura deste livro e muito interessante e pelo menos a mim cativou-me imenso acho que é uma leitura apropriada para a nossa idade.

 Trabalho realizado por:
        Rute Correia, Nª13, 8ºB
------------------------------------------------------------------------------------------------


 Obra: Hush Hush 
Autora: Becca Fitzpatrick 
Editora: Porto Editora
Breve resumo: Nora está numa escola secundária em Coldwater quando conhece um rapaz chamado Patch. Ela sente-se atraída por ele mas tem um pressentimento de que ele é diferente, pois em todo o sítio que ela vá ele está lá. Então não sabe se há-de cair-lhe nos braços ou fugir sem deixar rasto. De repente descobre o segredo que ele guarda á bastante tempo. A partir daí a sua vida muda completamente, pois ela não resiste e cai-lha nos braços. O que ela não sabe é que inicialmente ele está lá para a matar, mas não conseguiu, pois está apaixonado por ela. Depois de lhe salvar a vida recupera as suas asas e torna-se o anjo da guarda de Nora.   
O excerto que eu mais gostei: “(…) Estava a lutar contra as lágrimas. O meu corpo inteiro estremeceu com uma emoção tão estranha que não era capaz de a identificar.
          - Metes-me nojo! – disse eu – quem és tu? Quem és tu realmente?
          A sua boca ganhou uma expressão ainda mais terrível.
          - Estamos a aproximarmo-nos.
          - Queres matar-me?
          - É a Dabria? – perguntei, ainda respirando pesadamente – Ela é a mesma coisa que tu, não é ? São ambos…anjos… - a minha voz quebrou-se ao dizer a palavra.
(…)”
A minha justificação para esta obra: Foi esta a minha escolha porque, quando li a sinopse senti-me imediatamente que não podia deixar de ler o livro. Então peguei nele peguei nele, comprei-o e li-o, e realmente não me arrependo da escolha.
Eu recomendo esta obra porque: a leitura é fascinante, é um livro que se começa e não  se consegue deixar de ler ate se saber o final.

 Trabalho realizado por:
   Patrícia Domingos, Nº 10,8ºB
------------------------------------------------------------------------------------------------



Título da obra: A criança que não queria falar
Autora da obra: Torey Hayden
Editora da obra: Editorial Presença
Resumo da obra: Um relato verídico e bastante comovente da experiência da própria autora, professora de ensino especial, que acompanha crianças com perturbações mentais e emocionais.
      Esta é a narrativa da relação muito forte, que se vai criando ao longo de menos de um ano de aulas, entre Torey Hayden e a sua aluna Sheila de seis anos, uma menina abandonada pela mãe e que vive ao cuidado de um pai alcoólico e mais tarde de um tio que a maltrata.
      À medida que os acontecimentos se desenrolam vamos percebendo como a perseverança e o amor incondicional desta professora conseguem quebrar as barreiras criadas por Sheila, uma criança agressiva e emocionalmente transtornada, vítima de um conjunto de situações que lhe vedaram o acesso a uma infância normal e acima de tudo à experiência maravilhosa dos afectos a que todos têm ou deveriam ter direito.
 Excerto do livro: (se necessário, explicadas no contexto)
O poema que a menina escreveu para a professora depois de tudo o que partilharam juntas.
“Todos os outros vieram
Tentaram fazer-me rir
Brincaram comigo
Algumas vezes para rir e outras a sério
E depois partiram
Abandonando-me nas ruínas das brincadeiras
E eu não sabia quais eram a sério.
Quais eram para rir e
Vi-me sozinha com os ecos de risos
Que não eram os meus.
E depois chegaste
Com os teus modos estranhos
Nem sempre humanos
E fizeste-me chorar
E não pareceste importar-te que chorasse.
Disseste que as brincadeiras tinham acabado
E esperaste
Até que as minhas lágrimas se transformassem
Em alegria.”
Justificação da minha escolha: Gosto de livros com histórias verídicas, para ter os pés bem assentes na terra. O título intrigou-me, a capa comoveu-me e já me tinham recomendado a leitura desta obra, pois era muito linda, interessante e cativante.
Recomendo a leitura desta obra porque: Ela faz ver que é triste muitas vezes o mundo em que vivemos, é triste a realidade que muitas crianças tem que enfrentar, crianças essas que mais tarde serão adultos, adultos cruéis, com traumas na sua vida, com medos, com passados macabros e que, hoje não conseguem deixar para trás esse passado. Mas este mundo triste em que vivemos também é dotado, por vezes, de uma beleza extraordinária, com por exemplo, o que Torey Hayden fez, enquanto professora daquela menina foi um pequeno e belo milagre e é por isso que recomendo este livro a toda a gente.


Trabalho realizado por:
Léticia Santos
Nº 6
------------------------------------------------------------------------------------------------
Título da obra: Filhos do Abandono
Autora da obra: Torey Hayden
Editora da Obra: Editorial Presença
Resumo da obra: Este livro retrata três casos vividos por Torey Hayden, terapeuta exímia e criativa, licenciada em mutismo electivo. Torey Hayden está empregada num hospital civil, na unidade de pedopsiquiatria. Neste livro, Torey depara-se com uma criança de apenas seis anos que foi raptada pelo próprio pai, o qual só após dois anos a devolveu à mãe. Durante esse período, tudo indica que a criança tenha sido vítima de abusos. O comportamento da criança alterna entre silenciosa e agressiva desde o rapto. Torey, devido a um texto num jornal, recebeu o telefonema do avô de Drake, que era um rapaz de apenas 4 anos, um rapaz carismático e cativante, mas sem um porquê, deixou de falar a não ser com a sua mãe. O avô, um grande homem de negócios, ordena a Torey que o volte a tornar no rapaz cativante e carismático de antigamente. Torey retrata ainda neste livro a sua primeira experiência com adultos, Torey é chamada para ajudar uma idosa a recuperar do mutismo depressivo onde se refugiou após um AVC.
Justificação da minha escolha: Adorei o primeiro livro que li sobre esta autora e como este livro é dessa mesma autora decidi experimentar e lê-lo também, para saber se era tão interessante como o primeiro que li.
Recomendo a leitura desta obra porque: Ela faz pensar e reflectir. Faz com que não olhemos tanto para o nosso umbigo, e que vejamos o que muitas crianças passam na sua miséria vida, que nunca desejaram tê-la dessa forma.

Trabalho realizado por:
Léticia Santos
Nº 6
Autor – Sharon McGovern

Título – Apavorada
Editora – Quidnovi

Breve Resumo – Este livro relata-nos a vida de Sharon, uma senhora violada pelo padrasto durante a sua infância e adolescência e quando finalmente se liberta dele, ele aparece… no casamento de Sharon, procurando vingança.
Transcrição de um excerto da obra – “Tive medo. Mas já não tenho.”
Justificação da minha escolha – Eu escolhi esta obra pois gosto bastante de livros com histórias verídicas e logo que vi este, a capa cativou-me bastante, e quando li a contra-capa, sabia que tinha de o ler, que era o meu género de livro.
Recomendo a leitura desta obra porque … é bastante cativante e faz-nos pensar que às vezes queixamo-nos por pequenas coisas, que comparadas com a vida desta senhora, são insignificantes.
Trabalho realizado por:
Marli Neves
Nº9