História





Império Holandês
Falámos que no inicio os holandeses, limitavam-se a enviar corsários, que assaltavam os navios portugueses e também os navio espanhóis.
Mais tarde, quando Portugal estava sobre domínio espanhol e a Espanha estava muito fraca, eles conseguiram o “maré liberium” (mar livre).
A partir desse momento eles, os holandeses, ficaram muito poderosos. Conseguiram conquistar uma parte do Brasil, o Sul da África (África do sul) e algumas ilhas entre a Austrália e a Ásia, assim a Holanda começou o seu comércio.
Como eles tinham ferros e produtos, eles não precisavam de comprar aos outros, por isso eles não gastavam muito dinheiro com compras de produtos.
O negócio de aluguer de barcos, também lhes rendia muito dinheiro, a Holanda estava assim o seu apogeu.





A Situação da Igreja no séc. XVI
Na aula passada estivemos a estudar a situação na igreja no século XVI.
Vimos que a igreja se encontrava numa crise profunda e era criticada, pelo seu, luxo e ostentação; pela, vida imoral; pelo, compro de cargos eclesiáticos; por pessoas sem vocação e pela formação deficiente dos padres. Mas, como naquela altura, a igreja tinha muita autoridade muitos dos grandes críticos, iam para a fogueira, como é o caso do italiano Girolamo Savonarola.
Haviam também humanistas a criticar a igreja, ferozmente e a apelar à sua reforma.
Contudo, só mediante a acção do monge alemão Martinho Lutero, o movimento de contestação religiosa, ganhou definitivamente voz.

As Contra-reformas
Na aula do dia 7 de Janeiro, estivemos a lembrar as causas da Contra-reforma e a perceber o que foi esta reacção da igreja católica.
Relativamente às causas, lembrámos que no séc. XVI, o comportamento dos membros do clero afectou a Igreja Católica, que sofreu um profundo abalo. A insatisfação, e a revolta, levaram ao surgimento de novas doutrinas – as doutrinas protestantes.
A igreja Católica reagiu. A esta reacção chamou-se Contra-Reforma.
As medidas tomadas pela igreja Católica para controlar aqueles que estavam revoltados foram a criação da companhia de Jesus, a reafirmação dos dogmas e do celibato dos padres, a obrigatoriedade de os padres frequentarem os seminários e morarem nas suas paróquias (estas três medidas surgiram no Concílio de Trento), a criação do Índex (lista de obras de leitura proibida) e do tribunal da Inquisição ou Santo Oficio.


Revolução Francesa

Na aula de História do dia 29 de Abril de 2011-05-25 estudámos a revolução francesa.
A revolução francesa era o nome dado ao conjunto de acontecimentos que, entre 4 de Maio de 1789 e 9 de Novembro de 1799, alteraram o quadro político e social da França. Ela começa com a convocação dos estados gerais e a queda da Bastilha e encerra-se com o golpe de estado de 18 Brumario de Napoleão Bonaparte.Em causa estavam o Antigo regime e os privilégios do clero e da nobreza. Foi influenciada pelos ideais do iluminismo e da independência Americana.
A revolução é considerada como o acontecimento que deu início á Idade Contemporânea. Aboliu a servidão e os direitos feudais e proclamou os princípios universais de liberdade, igualdade e fraternidade para França, abriu-se em 1789 longo período de convulsões políticas do sec. XIX, fazendo-a passar por varias repúblicas, uma ditadura, uma monarquia constitucional e dois impérios.
A revolução Francesa pode ser dividida em 4 periodos: a assembleia constituinte; a assembleis legislativa; a covenção; directoria e o consolado.
O período da assembleia constitucional decorre de 9 de Julho de 1789 a 30 de Setembro de 1791.
O período da assembleia legislativa decorre de 8 de Outubro de 1791 a “2 a 7“ de Setembro de 1792.
Entra o período de convenção nacional de 20 de Setembro de 1792 até 26 de outubro de 1795.
Vai seguir-se o período do directório até 1799.    


Sociedade de Ordens
Na última aula falámos sobre a Sociedade de Ordens, a sociedade que sucedera à Idade Média e eu continuava dividida ou estratificada em ordens. Essas ordens são o clero, a nobreza e o povo ou Terceiro Estado.
O Clero e a Nobreza constituíam o grupo dos privilegiados, já o povo não era privilegiados.
Ao Clero cabia as funções de praticar o culto religioso, fomentar o ensino e prestar assistência aos mais pobres. O Clero era dividido em alto clero (bispos e abades) e baixo clero (párocos e monges).
A Nobreza tinha o dever de combater por vezes também estava ligado ao comércio. A Nobreza estava dividida entre nobreza de espada e nobreza de toga.
O povo tinha a função de assegurar a produção da terra. O povo estava dividido em burguesia, artesãos, camponeses, escravos, etc.
Também falamos do absolutismo, ou seja, o rei possuía um poder absoluto pois concentrava na sua autoridade o poder legislativo, executivo e judicial. Todos lhe deviam obediência visto que o seu poder vinha de Deus (poder divino).


2ª Dinastia - Dinastia de Avis